ccs-logo

Destaque

70 ANOS DO INJC

INJC - 70 anos

O ano de 2016 é marcado por dois importantes fatos relacionados a Josué de Castro, um dos mais importantes cientistas do século XX, dedicado ao estudo dos problemas alimentares do Brasil e do mundo. Trata-se dos 70 anos da obra mais conhecida dele, “Geografia da Fome”, publicada em 1946, na qual o autor aplica o método geográfico para compreensão da distribuição da fome no Brasil, dividindo o país em cinco regiões, de acordo com o padrão alimentar de cada uma e, diante da análise de suas características naturais e história político-econômica.

Concluiu Josué de Castro que a fome não poderia ser encarada como um processo natural, determinado por fatores ambientais e, sim, pela ação do homem. Traduzida para mais de 20 idiomas, representa, até os dias de hoje, um ícone da literatura sobre o tema, dada a contemporaneidade de sua abordagem.

Foi também no ano de 1946 que o Conselho Universitário da UFRJ autorizou a criação do Instituto de Nutrição, da então Universidade do Brasil, tendo como primeiro diretor o prof. Josué de Castro. Desde então o Instituto de Nutrição, que passou a ostentar o nome de seu patrono por ocasião das comemorações de seus 50 anos de existência, em 1996, tem se destacado pela contribuição na formação de recursos humanos, tanto na Graduação, como na Pós-Graduação, e na geração de conhecimentos e produção acadêmica por meio da pesquisa e de atividades extensionistas.

COMEMORAÇÕES

Em setembro de 2016, o Instituto de Nutrição Josué de Castro realizará evento comemorativo pela passagem de seus 70 anos de criação, intitulado 70 anos do INJC - Formando e Transformando, e convida a comunidade da UFRJ e a sociedade em geral para participar das atividades solenes e científicas que marcarão a semana de 27 a 30 daquele mês.

A programação será aberta no dia 28 de setembro, com a celebração de sessão solene da egrégia Congregação do INJC pela manhã e, à tarde, com apresentações que contarão um pouco da história passada e presente da instituição e as perspectivas para o futuro.

Da programação científica farão parte, em edições comemorativas, os quatro eventos de caráter institucional oferecidos, anualmente, quer sejam: o Ciclo de Debates sobre Alimentos Funcionais; o Fórum de Gastronomia, Saúde e Sociedade; a Jornada de Nutrição Clínica e o Encontro sabores e Saberes. Mais informações sobre a programação geral e as inscrições para os mini-eventos científicos, na página institucional do INJC www.nutricao.ufrj.br. (Elizabeth Accioly).

Convite e programação em anexo.

 

BLUES ETC. DIA 14/9 NO ARENA CCS

Arena CCS - Blues Etc

O grupo Blues Etc. vai se apresentar das 12 às 13 horas dia 14/9, 4ª feira, no Teatro de Arena do CCS, dentro da programação de recepção aos novos alunos que ingressaram nas unidades acadêmicas do Centro de Ciências da Saúde. Integrado por Jefferson Gonçalves, Big Joe Manfra e Pedro Quental, o repertório do grupo tem, além do blues, claro, soul e rock and roll, em composições assinadas por Willie Dixon, Robert Johnson, Ottis Redding, Eric Clapton, Jimi Hendrix e James Brown.

Marfydio Vieira Machado Neto tocava na Elite Anônima, banda de rock carioca, desde os 15 anos, antes de se tornar Big Joe Manfra, apelido que ganhou quando foi estudar música no Guitar Institute of Technology, no EUA. E onde descobriu a paixão pelo blues. Colegas e professores da escola identificavam seu estilo na guitarra com o ritmo que nasceu do lamento dos escravos africanos que viviam na região sul dos Estados Unidos. Hoje, aos 31 anos, ele já se apresentou ao lado dos grandes nomes do blues brasileiro, como Celso Blues Boy, os grupos Baseado em Blues e Blues EtílicosBig Allanbik e excursionou com o gaitista americano Peter Madcat Ruth. Foi convidado por James Hendrix, pai de Jimi Hendrix, para participar do “1999 Ultimate Jimi Hendrix Eletric Guitar Competition”.

Jefferson Gonçalves é uma das principais referências dentro do cenário musical da gaita. Ele é fundador do grupo Baseado em Blues e do trio acústico Blues ETC., estando desde 2004 em carreira solo, com cinco CDs e um DVD lançados: GréiaConexão NordesteGréia aoVivoAr PuroEncruzilhadaEncruzilhada ao Vivo, e box comemorativo de 23 anos de carreira com CD/DVD. Ganhou o prêmio “Dinamite de música Independente” como melhor CD/DVD de música regional, Dakar – Rio, gravado com o cantor senegales Hampaté. Além de várias participações em CDs de artistas nacionais e internacionais, entre eles: Belchior, Lulu Santos, Detonautas, Celso Blues Boy e Peter Madcat Ruth.

Pedro Quental começou a carreira na banda Prós e Contras, aos 15 anos, tendo se apresentado no Circo Voador, Mistura Fina e Jazzmania, dentre outras casas de shows, durante seu tempo de colegial. Após ingressar no Curso de Música da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO) formou a banda Swing Suga, com expoentes da nova geração de músicos cariocas, tais como Walter Villaça e Daniela Spielman, integrante da Banda Altas Horas. Com o fim do conjunto, Pedro Quental ingressou no Grupo Vocal Equale, vindo a ser o vencedor do Concurso Nacional de Corais promovido pela Bradesco Seguros. O grupo fez tournée que culminou em 10 apresentações no Festival de Corais da Catalunha (Espanha) em setembro de 1998, tendo alcançado sucesso entre europeus e asiáticos. Também foi cantor da Orquestra de Vitor Santos e canta com no Monobloco.

Notícias

Reitor presidirá evento dia 21/9, no Bloco N
Reitor presidirá evento dia 21/9, no Bloco N

No dia 21/9, às 14 horas, no Auditório do …

Novos alunos se empolgaram com a aula inaugural do CCS
Novos alunos se empolgaram com a aula inaugural do CCS

Alunos, professores e técnico-administrativos&n…

Blues Etc. dia 14/9 no Arena CCS
Blues Etc. dia 14/9 no Arena CCS

O grupo Blues Etc. vai se apresentar das 12 às …

II Encontro de  Astrobiologia
II Encontro de Astrobiologia

No dia 5/9, segunda-feira, será realizado o II …

Aula Inaugural do CCS, 6/9, 9Hs, no Quinhentão
Aula Inaugural do CCS, 6/9, 9Hs, no Quinhentão

Os alunos que ingressam nos cursos das unidades …

acesso-a-informacao