Visita virtual ao Atlas, na Coppe

Visita virtual ao Atlas na Coppe 2017

A Coppe/UFRJ vai promover dia 22/6, quinta-feira, às 15 horas, visita virtual, em tempo real, ao Atlas, a chamada "partícula de Deus", experimento de detecção de partículas que teve importante papel na descoberta do bóson de Higgs. Instalado no Cern, o maior laboratório de física de partículas do mundo, o Atlas foi concebido e desenvolvido com a contribuição de pesquisadores brasileiros, entre os quais pesquisadores da Coppe.

Pela primeira vez aberta ao público em geral, a visita será realizada no Auditório da Coppe, na Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.

Na visita virtual ao Atlas, o público será recebido pelo prof. José Manoel Seixas, da Coppe e um dos coordenadores da equipe brasileira no Atlas. O público terá como guia pesquisadores brasileiros, como Denis Damásio, ex-aluno da Coppe e funcionário do Instituto Brookhaven, sediado no Cern, o centro de pesquisa europeu localizado entre a França e a Suíça.

A "viagem" é considerada uma mistura de aprendizado e diversão. Em apenas uma tarde um novo mundo é apresentado ao público: o das partículas "quase invisíveis" que, ao que tudo indica, deram origem a matéria e, consequentemente, ao universo e ao homem. Quem chegar mais cedo poderá visitar, a partir das 14 horas, a exposição Exploradores do Conhecimento, no Espaço Coppe Miguel de Simoni, onde no nicho 8 está exposto o tema  "A recriação do começo dos tempos". E, ainda, os visitantes poderão assistir a um vídeo sobre o Big Bang, produzido pela Nasa, e simular um choque de prótons em um protótipo semelhante ao instalado no Cern. O Espaço Coppe fica  no Bloco I 2000, Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

Convite em anexo.