ccs-logo

Relações Internacionais

CRI

Bandeira - Brasil Bandeira - EUA Bandeira - Argentina Bandeira - Franca

O Centro de Ciências da Saúde em resposta à orientação da Diretoria de Relações Internacionais da Reitoria – DRI entende o processo de internacionalização como um novo pilar das atividades universitárias, compondo com o ensino a pesquisa e a extensão os quatro pilares que na atualidade sustentam a universidade. Dessa forma, a Decania do CCS iniciou, em 2014, a implantação de sua Coordenação de Relações Internacionais. Desde então, sensível a importância de chancelar os acordos existentes e ampliar os processos de internacionalização em todas as unidades do CCS, a decana Maria Fernanda Quintela nomeou o professor Andrew Macrae para coordenar a CRI/CCS. Dessa forma, Professor Macrae vem participando de reuniões junto à DRI e costurando com as unidades do CCS, maior centro acadêmico da UFRJ, as políticas de Relações Internacionais.

 

MISSÃO

Ser um instrumento motivador e incentivador junto ao Centro de Ciências da Saúde – CCS - na consolidação de Coordenações de Relações Internacionais em todas as suas unidades acadêmicas.

VISÃO

Ser referência na política de internacionalização para o corpo social do CCS e ser um espaço de construção coletiva de estratégias e difusão de informações.

 

EQUIPE DA COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO CCS

Prof. Andrew Macrae – Coordenador

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Andréa Pestana Caroli de Freitas – Coordenadora Adjunta

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

BOLSISTAS:

Lucas Rocha do Valle Ferreira – Defesa e Gestão Estratégica Internacional (4º Período)

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Natalle do Nascimento Silva – Defesa e Gestão Estratégica Internacional (4º Período)

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

REGIMENTO INTERNO

Em construção

 

NEWSLETTER

Em construção

CAMBE

CAMBE

 

A Coordenação de Atividade com Modelos Biológicos Experimentais (CAMBE) foi criada através da portaria n° 6346/2014 de 29 de julho de 2014. A CAMBE segue o modelo dos "Office of Animal Resources" existentes na maioria das grandes universidades internacionais, no qual centraliza todas as atividades com modelos animais na UFRJ.

Sua equipe altamente dedicada e experiente está comprometida com a saúde e o bem estar dos animais, a continuada educação dos estudantes e a prestação de assistência técnica na área de Ciências de Animais de Laboratório.

 

Coordenador de Atividade com Modelos Biológicos Experimentais
Prof. Marcel Frajblat
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: 3938-6490

CEUA

CEUA

 

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Centro de Ciências da Saúde é o órgão ligado à CAMBE a qual são submetidos todos os protocolos de experimentação que envolvam animais na UFRJ. A CEUA, através de parecer conclusivo, por escrito, autorizará ou não, no âmbito de sua competência, a realização dos experimentos sempre seguindo as normas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

 

Coordenador de Ética no Uso de Animais em Pesquisa

Prof. Marcel Frajblat

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tel: 3938-6490

 

- Formulários

 

Formulário de Pesquisa versão 1.3

Formulário de Adendo versão 1.2

Formulário de Ensino versão 1.2

 

- Informações Gerais e Instruções

 

- Datas das Reuniões

 

- Para enviar um projeto para CEUA

 

Submeter cópia digital do formulário para o email da CEUA e entregar uma via impressa e assinada pelo coordenador do projeto, na sala da CEUA (CCS, bloco k, 2° andar, sala 19).

 

- Legislação

 

As atividades da CEUA são baseadas e seguem as diretrizes e resoluções normativas publicadas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

- CONCEA Nova DBCA 2016

- CONCEA Eutanásia

- CONCEA Leia Arouca; Decreto 2009 e demais Normativas

- CONCEA Primatas

- CONCEA Pequenos Animais fora das instituições de Ensino

 

- Regimento Interno

 

- Manual da CEUA

 

Disponível em breve.

Projetos Especiais

projetos especiais baner

 

A Coordenação de Projetos Especiais do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro trata de Projetos, temas e assuntos estratégicos, ligados ao gabinete do Decano do CCS/UFRJ. A Coordenação de Projetos Especiais tem grande relevância para implementação da proposta de Gestão participativa da atual Gestão do Centro de Ciências da Saúde.

Neste sentido, desde o início temos desenvolvido e colocado em prática vários Projetos, como: 

1. Projeto Recicla CCS. O objetivo é a internalização de práticas ambientalmente corretas, voltadas para a gestão de resíduos sólidos, desde as opções conscientes de consumo até seu descarte e reuso. Desta maneira a UFRJ busca atender ao Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, à Lei 11.445 de 2007 e ao Decreto 6.087 de 2007, que determina a coleta e separação dos resíduos recicláveis.

2. Cartão de Identificação. para todos os servidores(Técnicos-Administrativos e Docentes, bem como para todos os alunos cujas unidades têm sede, ou se utilizam das dependencias do CCS;

3. Projeto Dia de África. Este projeto acontece no marco comemorativo do Dia de África, data reconhecida pelos povos africanos, nas dependências do CCS. Compreendendo palestras, oficinas, apresentações de música, dança, teatro livre, poesia e feira de artesanato.
E, tem como objetivos, difundir e valorizar a influência da cultura africana, nos costumes e cultura dos brasileiros, celebrando a integração entre os povos e a diversidade cultural;

4. Aula Inaugural. Este Projeto é o gesto de boas vindas aos alunos que chegam cheios de sonhos, anseios e incertezas. Uma recepção que acolha com arte, bem estar e que fomente boas práticas na vida Universitária, pode influenciar positivamente toda a comunidade Universitária, além de toda passagem de cada aluno pela UFRJ. O evento acontece na primeira semana de aula com palestra e apresentação artística e tem por objetivo recepcionar os novos alunos, promovendo a integração, através do conhecimento e da arte, fomentando boas práticas no ambiente Universitário.

5. Projeto Arena Cultural. A atual gestão vem, através deste projeto, consolidando o teatro de Arena do CCS como um espaço alternativo de arte. Através de constantes apresentações de música, dança, teatro, folclore e poesia, o Teatro de Arena do CCS, vive o Arena Cultural. Com essa iniciativa o CCS passa a ter maior evidencia no cenário artístico da
Universidade Federal do Rio de Janeiro e se consolidando como um espaço de fomento a arte e cultura. Acontece uma ou duas quartas-feiras por mês, de acordo com a agenda Universitária, envolvendo alunos servidores(docentes e técnicos-administrativos) numa atmosfera de arte e cultura. Objetiva promover um ambiente de integração através da arte, ajudando a fortalecer a Universidade como espaço de cultura livre e diversidade.

6. Projeto Dia da América Latina. O Dia de América Latina foi um enorme sucesso na programação 2011 do CCS. O evento envolveu a comunidade Universitária e contou com importantes personalidades e a participação de vários consulados. Esta iniciativa, tende a se consolidar como uma tradição na Universidade, que, além das diversas relações acadêmicas, compreende um significativo número de alunos latinos. Consiste num seminário, exposição de arte latina, feira de livros e artesanato, apresentação de música, dança e poesia latinas e exibição de filmes. O dia da América Latina tem por objetivo difundir e valorizar a integração latinoamericana, difundir as manifestações de arte e cultura atinoamericanas, celebrando a integração entre os povos e a diversidade cultural.

EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS ESPECIAIS DO CCS

Coordenador: Roberto Santos de Oliveira

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Telefone: 3938-6490 

Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, No. 373, BL K, 2º. andar, sala 20, Centro de Ciências da
Saúde, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, Brasil. CEP: 21.942-902

Integração Acadêmica

1integracaoacademica

A Coordenação de Integração Acadêmica auxilia a Decania e o Conselho de Coordenação do Centro de Ciências da Saúde do CCS nas questões relativas aos cursos de graduação. Dentro da Coordenação, a instância decisória é a Câmara de Graduação, composta pelos Coordenadores de Cursos ou Diretores de Unidade e presidida pela Coordenadora de Integração Acadêmica, Profa. Geórgia Corrêa Atella. Compete a esta Câmara avaliar processos e solicitações diversas, tais como a criação de novos cursos e reformas curriculares, alterações na periodização dos cursos, alteração de pré-requisitos, implantação de disciplina de escolha condicionada, remanejamento de carga horária de estágio supervisionado, pedido de professores substitutos, processos de rematrícula de matrícula cancelada, entre outros.

 

 

EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CCS

 

GEÓRGIA CORRÊA ATELLA - Coordenadora

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tel: 3938.6760 ou 2270.6847

 

Sra. Fátima Morgado Britto - Chefe de Secretaria - Assistente Administrativo

 

Sra. Cláudia Ferreira Lopes da Silva - Técnica de Assuntos Educacionais.

 

Sr. Gilberto Figueiredo do Nascimento - Auxiliar de Serviço

 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: 3938-6686

Endereço: Av. Carlos Chagas Filho, No. 373, BL K, 2º. andar, sala 19, Centro

de Ciências da Saúde, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, Brasil. CEP: 21.942-902