Eméritos 2024: Antônio Pires de Carvalho
Professor da Faculdade de Medicina dedicou carreira à área de Radiologia

Em 2024, seis docentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) receberam o título de professor emérito. Para celebrar essa honraria e a trajetória desses profissionais, o CCS preparou uma série de perfis que retratam a dedicação desses professores à ciência e à educação.
Nosso terceiro homenageado é Antônio Pires de Carvalho, professor aposentado da Faculdade de Medicina, que dedicou sua carreira aos estudos na área de Radiologia. Formado no início dos anos 1980 em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Carvalho seguiu para a especialização e residência médica em Radiologia na UFRJ. Na década seguinte, tornou-se mestre e doutor pela mesma instituição, com pesquisas que possibilitaram avanços na utilização da tomografia computadorizada para tratar diversos problemas de saúde.
Ingressou como professor assistente da UFRJ no final dos anos 1990 e lecionou também em outras instituições, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 2015, foi aprovado no concurso de provas e títulos e se tornou professor titular, cargo que ocupou até 2020, quando se aposentou. Desde então, mantém suas atividades de ensino e pesquisa, atuando como professor colaborador voluntário nas graduações e pós-graduações.
Além da docência, Carvalho exerceu funções administrativas de direção e coordenação na Faculdade de Medicina, chefiando o Departamento de Radiologia por vários anos e coordenando a pós-graduação. Atuou também como médico vinculado ao Ministério da Saúde por mais de 30 anos.
Como pesquisador, representou a UFRJ com mais de duas centenas de trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, acumulando milhares de citações. Atualmente, o professor desenvolve pesquisas em áreas como ultrassonografia de alta resolução, braquiterapia e radioterapia, além de integrar o corpo editorial de importantes revistas científicas da área.
Na formação de novos profissionais, Carvalho orientou 36 dissertações de mestrado, 15 teses de doutorado, 6 monografias de especialização e 10 pesquisas de iniciação científica.
Confira os outros homenageados da série: